26 de agosto de 2012

Molde para Barbie - Vestido de cintura alta com mangas


E aí, pessoal, tudo bem? Estamos quase chegando ao fim da primeira etapa do desafio! Acho que assim como eu, vocês já devem estar meio cansados de vestidos retos e tubinhos...hehehehe...por este motivo, vou dar uma variada no cardápio a partir do próximo post! Já providenciei 4 modelos rodados que vocês vão adorar! É só esperar para ver!
 
 
O modelo de hoje foi costurado especialmente para minha Barbie Astronauta, da série Time Capsule, ano de 1965. Foi retirado de uma revista japonesa de moldes para Barbie...são moldes bem simples, mas que vestem muito bem nas bonecas.
 
 
Este especialmente é muito interessante, pois trata-se de um vestido com recorte e cintura alta, tipo império, além de mangas curtas muito interessantes, pois são justinhas e tem um acabamento interessante, arredondado! A única adaptação feita por mim foi o decote, que foi aberto em formato princesa. O original é careca, bem fechado.
 
 
Cortei o vestido em um algodão bem fino, preto com estampa de pois vermelhos. Uma boa escolha para vestir esta linda American Girl Platinum, mas uma pena que não dê para notar nas fotos o recorte império. Por isso, coloquei uma mini rosa amarela para delimitar a cintura alta.
 
 
A montagem do modelo segue a mesma sequência de qualquer tubinho da série:
 
* Alinhave as pences do top e saia. Feche na máquina e passe a ferro.
* Una top e saia, formando a parte completa da frente e costas.
* Una os ombros, direito com direito do tecido.
* Faça a bainha das mangas e decote
* Feche as laterais
* Faça a bainha da saia
* Por fim, feche as costas do vestido até a altura dos quadris e o restante com colchetes de gancho, para facilitar vestir na boneca.  Pronto!!! E aí vamos tentar?
 
 
Um belo tubinho, na altura dos joelhos, para Barbies elegantes! Veste bem em qualquer corpinho, até mesmo os modernos, belly button.
 
Detalhe do decote e recorte da cintura
 
Molde Completo!
 
Boa sorte!!!


20 de agosto de 2012

Molde para Barbie - Vestido com Alça Única

Olá pessoal! Tudo bem?
Hoje vou postar para vocês um modelo bem bacana retirado da revista Burda especial Barbie, que eu já havia postado anteriormente para download! Este modelo combinou bastante com minha Christie anos 80, que eu havia feito reroot com kanekalon há vários anos.
Para entrar mais ainda no clima 80´s, repiquei o cabelo e fiz um permanente bem apertado, com os fios enrolados em palitos de dente.


Após enrolados e bem presos, coloquei o cabelo "de molho" por 10 segundos em 1 litro de água bem quente com 1 colher de sopa de amaciante de roupas. Em seguida, coloquei a cabeça  em água gelada por 20 segundos. Repito sempre o processo e deixo o cabelo secar ao natural. Depois de bem secos, solto cada rolo e separo cada cacho para um resultado mais natural. Você poderá usar também bigoudis para permanente nº 1, canudinhos de refrigerante ou palitos de dente. Adorei o resultado!


Bom, agora vamos ao modelo! Um vestido muito versátil, com saia lápis e alça única, super fácil de fazer. O molde original é longo, subi 8 cm a partir da barra nas partes frontal e traseira, para um tubinho bem curto! O molde já possui 0,5 cm de margem de costura e segue a mesma sequência de montagem do primeiro tubinho que eu postei aqui no blog, um modelo tomara que caia, lembram?


Cortei o vestido em uma malha bem grossa com estampa étnica, chamada Double Fit. O molde original é feito para tecido plano, caso use malha, como foi meu caso, pode fazer o vestido um pouco menor, com a costura mais funda pois a malha estica bastante! Ah, claro, o cinto foi feito com couro sintético e fivela dourada...deu um upgrade no modelo!


Resultado do permanente afro. Hoje está um pouco mais solto e ajeitado


Um modelo básico, mas que nos permite criar inúmeras variações a partir de um mesmo tema. Tente acrescentar franzidos, babados, comprimentos variados, recortes, mangas e acessórios!

Molde

Clique na foto do molde para ampliar e salvar em seu computador. Use o visualizador de imagens para imprimir, selecionando o tamanho 20x25, sem ajustar a imagem ao quadro. O molde possui escala para verificar se a impressão está correta! Boa sorte!!!




O resultado ficou super bacana!

16 de agosto de 2012

Molde para Barbie - Vestido Trapézio




Olá pessoal!!!
Faltam poucos modelos para finalizar a primeira etapa do meu desafio pessoal! Hoje foi a vez da minha Barbie Malibu, de 1971 ganhar um tubinho...na verdade, um vestido trapézio!


O molde original deste vestido é de um tubinho japonês de cintura alta, decote fechado e saia lápis, que foi adaptado e transformado em um vestido trapézio com decote quadrado, de acordo com a tendência de moda da época.


Cortei este vestido em algodão com estampa psicodélica, de fundo marrom com grafismos em tons de azul e rosa. O modelo é de fácil confecção e já possui 0,5 cm de margem de costura, que facilitará bastante o trabalho!


A montagem deste modelo segue a mesma sequência dos outros tubinhos. Não possui grandes segredos e o resultado é muito bom! E aí, vamos tentar?

 Detalhe do decote quadrado

Cintura alta com cinto contrastante

Saia evasée

Perfeita para TNT

Molde

Clique na imagem para ampliar e salvar em seu computador. Para imprimir, utilize o visualizador de imagens, selecionando tamanho 20x25 sem ajustar a imagem ao quadro. O molde já possui 0,5 cm de costura e escala para verificar se a impressão está no tamanho correto! Boa sorte!!!

6 de agosto de 2012

Molde para Barbie - Chemisier


Olá pessoal, tudo bem?
Prometi que colocaria dois moldes ontem, mas minha internet acabou me causando alguns problemas, por isso, só estou postando hoje!
Fiz este modelo especialmente para minha Barbie Angel Face, de 1982. É um Chemisier sem mangas (ou vestido-camisa, em português), com colarinho e abertura frontal.


O Chemisier é um modelo clássico, criado na década de 40 e usado até hoje por mulheres elegantes. No começo dos anos 80 o chemisier voltou com tudo, repaginado e modernizado para a nova década. Desta maneira, serviu perfeitamente para minha Barbie, que nasceu em 1982 (mais nova do que eu, por sinal...hehehehehe).



Peguei este molde de uma revista japonesa especial moda Barbie. Embora a explicação da montagem do modelo esteja em japonês, não encontrei dificuldade nenhuma na execução. O molde é muito fácil e rápido (aliás, isso não é mais novidade, não é?)


Trata-se de um vestido sem mangas, com abertura frontal e colarinho de camisa. Usei botões bem pequenos para ornamentar a abertura, mas achei que ficaram um pouco grandes. Como nos anos 80 o exagero e o luxo andavam lado a lado, acabei me conformando!


E ai, vamos à montagem? Veja que simples!

* Corte duas vezes o molde da frente, duas vezes a parte traseira, duas vezes o colarinho e duas vezes o revel (isso mesmo, este molde já possui o revel de acabamento da abertura frontal).
* Alinhave as pences frontais, o colarinho (direito com direito do tecido). Costure na máquina e passe a ferro.
* O colarinho deverá ser costurado direito com direito e depois virado do lado correto da estampa.
* Una os ombros frente e costas
* Faça o acabamento da cava, com uma costura simples e bem fina.
* Una as duas partes traseiras.
* Agora a parte um pouco mais complicada: Alinhave o colarinho já virado e passado no decote e junto o revel da abertura, tudo direito com direito do tecido. Costure tudo, dando a volta completa na parte frontal e decote. Vire a peça no lado direito.
* Finalize fazendo a barra do vestido, coloque colchetes de pressão para fechar o modelo e ornamente com mini botões ou missangas,
* Pronto!


Um vestido clássido, elegante e diferenciado para suas bonecas! Este molde veste bem qualquer corpo de Barbie, desde as vintage, passando pelas TNT até mesmo as belly bottom! Vale realmente a pena experimentar!!! Espero que gostem!!!

Um clássico revisitado!!


Detalhe do colarinho e abertura central

Molde completo. Já possui 0,5 cm de margem de costura! Para salvar, clique na imagem para amplia-la e salve em seu computador. Você poderá imprimir usando o visualizador de imagens, selecionando tamanho 20x25 sem ajustar a imagem ao quadro. Boa sorte!!!

5 de agosto de 2012

Molde para Barbie - Réplica do Sheath Sensation 1959


Saudações!!!
O modelo de hoje foi costurado especialmente para minha Bubblecut Brunete, um tubinho reto,  réplica do modelo "Sheath Sensation" lançado como acessório para Barbies a partir de 1959.

Cores disponíveis em 1959, por apenas 1 dollar!

Trata-se de um vestido reto de algodão, com saia reta em comprimento midi (abaixo dos joelhos), com franzido lateral e dois bolsos bem grandes com lapela. O top possui alças quadradas bem estilosas, decote quadrado e 4 botões dourados, feitos com missangas!
Dentre todos os moldes que eu costurei até hoje, achei este um pouco mais complicado, devivo o número de peças (bolsos, alças, top e saia) costurados separadamente.


O molde é uma das maravilhosas criações de Ailleen Petitte Fashions, mas me causou um pouco de problema na hora da montagem, já que estava um pouco fora de escala. Tentei vários tipos de impressão, mas os moldes do top e das alças ficaram um pouco maiores do que o normal. Na hora de costurar, podem afundar mais do que 1 centímetro nas margens de costura.


Cortei o vestido em algodão com o mesmo padrão de bolinhas do modelo original. O mais legal é que encontrei as 3 cores desta estampa na loja, mas preferi o vermelho. O cinto acabei fazendo como opcional, já que não tinha as missangas para fazer os botões...


Bom, são diversas peças cortadas e costuradas separadamente, por isso, embora seja um modelo simples, acaba sendo um pouco mais demorado e trabalhoso, mas com certeza o resultado compensa no final. Vamos montar um deles?

* Corte todas as peças no tecido escolhido. São 2 vezes o molde da alça cortada na dobra do tecido, 1 vez o top, 1 saia na dobra e 2 bolsos. No molde já vem o esquema das dobras dos bolsos e alças, é bem fácil.
* Comece alinhavando as peças: pences do top, alças, barra da saia e bolsos. Costure na máquina e passe as peças a ferro.
* As alças são dobradas direito com direito, costuradas no avesso na máquina e viradas no direito e passadas a ferro.
* Use o ponto nº 4 da máquina dentro da área marcada na saia como "gathers". Esta são as duas áreas franzidas laterais na saia.
* Costure a saia franzida com o bolso já costurado ao top.
* Una das alças no decote do top, usando as pences como referência para centraliza-las.
* Costure a parte de trás e faça o fechamento com colchetes de pressão nº 2 (0,7 mm).


Pronto!!
É um pouco mais trabalhoso, mas um modelo belíssimo! Com certeza tentarei repetir este molde para outra boneca, ainda mais sabendo que posso abusar na largura das costuras. Espero que gostem!

Detalhe do cinto e alças quadradas

Estampa semelhante ao original de bolinhas com fundo vermelho vivo

Super elegante com scarpins vermelhos


Capa do Molde

Modelos das estampas

Modelo em tecido liso

Molde com instruções em inglês - parte 1



Molde parte 2

Para salvar os moldes, basta clicar na imagem para amplia-la. Clique com o botão direito e salve em seu computador. Você poderá imprimir usando o visualizador de imagens, selecionando o tamanho 20x25 sem ajustar a imagem ao quadro. Mesmo assim, o molde do top, bolsos e alças estão um pouco maiores. Boa sorte!!!

1 de agosto de 2012

Molde para Barbie - Vestido Envelope (Wrap Dress)


Olá pessoal, tudo bem?
Achei que fosse resistir mais alguns dias para postar o segundo modelo da série, mas não consegui! Vou escrever bem pouquinho, pois o importante mesmo é o molde e o resultado final!
Hoje é a vez da Black Barbie 1980, da série Cápsula do Tempo, que ganhou um modelo envelope, inspirado no clássico Wrap Dress, de Diane von Furstenberg.


O molde é incrível e super fácil de fazer...consiste somente de 3 peças: saia, top frente e top costas, que já vem com uma margem de costura bem larga! Pode costurar sem medo!
Cortei as partes em cetim stretch com estampa art deco, em tons de verde, dourado e preto. Para finalizar o modelo, nada melhor do que um cinto bem largo de falso couro preto, com uma fivela dourada bem grande!


Bom, vamos à montagem. Veja que simples e rápido!

* Corte duas vezes a frente do top e uma vez a parte de trás do top e a saia.
* Alinhave as pences e costure a máquina
* Faça o acabamento do decote com revel e una os ombros frente e costas
* Feche a lateral do top (sim, o top ficará totalmente pronto!)
* Faça a baínha da saia com uma costura simples
* Una a saia e o top
* Faça o fechamento do vestido com colchetes de pressão nº 2 (0,7mm), respeitando o trespasse do modelo.

Saia com acabamento arredondado na barra

Detalhe do cinto e trespasse

Estampa art deco

Instruções em inglês e fotos ilustrativas do modelo

Molde completo!

Instruções em inglês parte II

Para imprimir o molde, basta clicar na foto para ampliar e salvar em seu computador. Abra usando o visualizador de imagens e na hora de imprimir, selecione tamanho 20x25 sem ajustar imagem ao quadro. Molde já possui 1 cm de margem de costura, ou seja 1 pé de máquina certinho!!! Boa sorte!!!