28 de fevereiro de 2012

Molde para Barbie - Tubinho com Saia Reta ou Lápis


Olá pessoal!
Como primeiro post, nada mais justo do que colocar um modelo simples e de feitio mais fácil, para ajudar tanto colecionadores experientes como iniciantes em costura.
O fato de ser simples não desmerece o vestido, muito ao contrário!
Sou totalmente a favor de roupas com corte simples, mas acabamento impecável, afinal mais vale um tubinho que vista bem e seja bem acabado do que um super vestido de noite com cara de barato...é uma questão de gosto...
E este molde não fica atrás! Veste super bem mesmo...Achei em uma revista alemã chamada Burda, em uma edição especial com moldes para Barbie. Pelo que percebi na edição, os moldes são confeccionados para corpo TNT - aquele com a cinturinha fina e o busto enorme...
Fiz 3 tentativas, em 3 variações diferentes do mesmo vestido, e todos eles para bonecas com o corpo novo - o Belly Bottom, e querem saber? Vestiu bem mesmo assim!

Como o molde e as intruções estavam em alemão, acabei tentando "adivinhar" como fazer o modelo...aquela velha história da tentativa e erro...mas não teve erro.
Vale uma dica: Este molde possui margem de costura muito pequena, coisa de 0,5 cm. Para ajudar, é bom colocar pelo menos mais 0,5 cm de sobra na hora de cortar, para facilitar a costura na máquina. Eu sempre alinhavo as peças para facilitar a costura na máquina. Isso evita que o tecido escorregue e a costura fique torta.
Bom, agora um pequeno resumo de como fiz...acho um método muito fácil e rápido.
* Corte as peças...tecidos firmes e naturais sempre são mais fáceis de costurar (no futuro publico um post falando um pouco de tecidos). Eu usei tricoline com elastano pois tinha vários retalhos.
* Marque as pences com giz de alfaiate e as alinhave. Em seguida, costure na máquina.
* Agora, basta juntar as laterais na máquina e passar a ferro, assentando todas as costuras e pences.
* Faça o acabamento no decote, barra e o fechamento do vestido - você pode fazer uma bainha simples ou usar revel (em outro post ensino como fazer este acabamento).
* Feche as costas do vestido na máquina até a altura dos quadris...o resto ficará aberto e receberá colchetes de pressão para facilitar a troca de vestidos!
Pronto!!! Realmente foi muito mais fácil do que eu imaginei.
Ah, mais uma dica. Se o tecido for natural, sempre é bom passar uma costura em zig zag na borda das peças, para evitar que desfiem.
Espero que gostem!!!
Ah, e se quiserem compartilhar suas criações a partir deste molde, ficarei super feliz em postar!!!
Grande abraço!!!

Primeira Tentativa - Decote reto

Saia Lápis na altura dos joelhos

Segunda Tentativa: Decote recortado e saia reta no joelho.

Para dar este efeito basta recortar no molde o triângulo no meio do decote

Mesmo com tecidos simples, um clássico.

Terceira Tentativa: Frente única

Esta foi a maior adaptação que fiz no molde base: transformar o tomara que caia em frente única. Não foi nada do outro mundo...apenas subi o decote da parte da frente, afunilando bem no meio. O acabamento do decote é feito com uma tira do mesmo tecido dobrada ao meio, fita de cetim ou viez. Para abotoar o decote use um colchete de pressão.

Molde base do tubinho em quatro versões: Tubo com saia lápis longo e curto e Tubo com saia reta longo e curto. Clique para ampliar a imagem e salvar em seu computador. Depois, basta imprimir. A régua ao lado serve para verificar se sua impressão está na mesma proporção do molde original. Boa sorte!!!


Um comentário:

  1. Por favor, entre em contato comigo! Preciso muito falar com vc!
    Meu facebook: CYÇA MURTINHO
    ou meu e-mail ceciliamurtinho@hotmail.com
    Muitíssimo obrigada!!!

    ResponderExcluir