5 de agosto de 2012

Molde para Barbie - Réplica do Sheath Sensation 1959


Saudações!!!
O modelo de hoje foi costurado especialmente para minha Bubblecut Brunete, um tubinho reto,  réplica do modelo "Sheath Sensation" lançado como acessório para Barbies a partir de 1959.

Cores disponíveis em 1959, por apenas 1 dollar!

Trata-se de um vestido reto de algodão, com saia reta em comprimento midi (abaixo dos joelhos), com franzido lateral e dois bolsos bem grandes com lapela. O top possui alças quadradas bem estilosas, decote quadrado e 4 botões dourados, feitos com missangas!
Dentre todos os moldes que eu costurei até hoje, achei este um pouco mais complicado, devivo o número de peças (bolsos, alças, top e saia) costurados separadamente.


O molde é uma das maravilhosas criações de Ailleen Petitte Fashions, mas me causou um pouco de problema na hora da montagem, já que estava um pouco fora de escala. Tentei vários tipos de impressão, mas os moldes do top e das alças ficaram um pouco maiores do que o normal. Na hora de costurar, podem afundar mais do que 1 centímetro nas margens de costura.


Cortei o vestido em algodão com o mesmo padrão de bolinhas do modelo original. O mais legal é que encontrei as 3 cores desta estampa na loja, mas preferi o vermelho. O cinto acabei fazendo como opcional, já que não tinha as missangas para fazer os botões...


Bom, são diversas peças cortadas e costuradas separadamente, por isso, embora seja um modelo simples, acaba sendo um pouco mais demorado e trabalhoso, mas com certeza o resultado compensa no final. Vamos montar um deles?

* Corte todas as peças no tecido escolhido. São 2 vezes o molde da alça cortada na dobra do tecido, 1 vez o top, 1 saia na dobra e 2 bolsos. No molde já vem o esquema das dobras dos bolsos e alças, é bem fácil.
* Comece alinhavando as peças: pences do top, alças, barra da saia e bolsos. Costure na máquina e passe as peças a ferro.
* As alças são dobradas direito com direito, costuradas no avesso na máquina e viradas no direito e passadas a ferro.
* Use o ponto nº 4 da máquina dentro da área marcada na saia como "gathers". Esta são as duas áreas franzidas laterais na saia.
* Costure a saia franzida com o bolso já costurado ao top.
* Una das alças no decote do top, usando as pences como referência para centraliza-las.
* Costure a parte de trás e faça o fechamento com colchetes de pressão nº 2 (0,7 mm).


Pronto!!
É um pouco mais trabalhoso, mas um modelo belíssimo! Com certeza tentarei repetir este molde para outra boneca, ainda mais sabendo que posso abusar na largura das costuras. Espero que gostem!

Detalhe do cinto e alças quadradas

Estampa semelhante ao original de bolinhas com fundo vermelho vivo

Super elegante com scarpins vermelhos


Capa do Molde

Modelos das estampas

Modelo em tecido liso

Molde com instruções em inglês - parte 1



Molde parte 2

Para salvar os moldes, basta clicar na imagem para amplia-la. Clique com o botão direito e salve em seu computador. Você poderá imprimir usando o visualizador de imagens, selecionando o tamanho 20x25 sem ajustar a imagem ao quadro. Mesmo assim, o molde do top, bolsos e alças estão um pouco maiores. Boa sorte!!!

Um comentário:

  1. o tamanho da impressão que vc sugeriu ficou muito grande para a Barbie então resolvi imprimir no tamanho 10x15 sem ajustar ao quadrado e ficou perfeito na Barbie. adorei seu blog consegui pegar diversas coisas legais que eu ñ tinha. :)

    ResponderExcluir