19 de março de 2012

Molde para Barbie - Réplica do Apple Print Sheath - 1959


Olá pessoal!
Estou definitivamente em uma fase tubinho...tudo bem, podem me chamar de preguiçoso, afinal,  são super fáceis de fazer, mas ficam tão bonitos e elegantes nas Barbies...eu não resisto!!! Quero vários!
Agora resolvi testar alguns moldes vintage, ou melhor, réplicas de modelos que fizeram a história da Mattel na década de 50 e 60. São moldes bem fáceis de encontrar na internet, e o melhor, de graça!
O primeiro que escolhi foi o Apple Print Sheath, um vestido tubo com gola e saia com pequenas pregas, vendido em 1959 como acessório para a Barbie nº 1.

Confeccionei especialmente para minha "Gay Parisiènne", presente de uma amiga antiga, chamada Graça Toutonge (Uma pena que perdemos o contato...quem sabe um dia tenho a sorte de encontrá-la novamente!)
Usei um poliester com um xadrez vichy amarelo, bem pequeno. O cinto não é original do modelo...mas achei que ficaria bem elegante. Brinquei bastante com esta estampa. Cortei o top e o cinto no fio do tecido, a gola e a saia cortei no viéz, para dar um efeito visual bem interessante.
O molde é incrível!!! Veste super bem e tem 1 cm de margem de costura...ou seja, 1 pé de máquina, o que facilita muito o trabalho. O bacana é que tem a escala para verificarmos se a impressão está no tamanho certo, mas está em polegadas...Na dúvida, cada polegada mede 2,5 cm.

Veja a montagem, que simples:
* Corte o tecido. Queime as bordas caso o tecido seja sintético ou passe uma costura zig zag caso use tecidos naturais.
* Alinhave todas as peças: gola, pences do top, revel da cava, pences da saia e prega frontal da saia e costure na máquina.
* Passe a ferro todas as costuras, para facilitar seu trabalho.
* Junte o top e a saia, com as pregas já direcionadas para o lado que você quiser.
* Una as alças to top, direito com direito do tecido e costure na máquina.
* Alinhave a gola no decote do vestido e costure na máquina.
* Faça o acabamento da abertura do vestido, nas costas.
* Una as costas do vestido até os quadris. O restante ficará aberto e receberá velcro ou colchetes de pressão para fechamento.

É realmente um tubinho, mas com muita bossa!
Espero que gostem!!!
Abraço!
Detalhe do corte: Top e cinto no fio do tecido; saia e gola no viéz

Lindo modelo!
Molde - Página 1 - Instruções em Inglês
Página 2 - Molde

Nenhum comentário:

Postar um comentário