21 de março de 2012

Tutorial - Material básico para confecção de roupinhas para bonecas Barbie


Olá pessoal! Tudo bem?
Hoje vou falar sobre o material básico necessário para começar a criar e costurar as roupinhas para suas bonecas. Este é o primeiro passo antes mesmo de escolher seus tecidos e modelos. Ter este material básico sempre em mãos facilita muito o trabalho, seja para adaptação de um molde, a preparação e corte até a confecção e finalização da peça.
Vale sempre a pena investir em materiais de boa qualidade, pois além de durar mais tempo, também facilitam o trabalho, em especial a tesoura de tecido.
Essa lista a seguir é de cabeça, mais ou menos o que eu uso para o dia a dia. Como eu comentei em posts anteriores, eu sempre costuro minhas peças na máquina, mas você também poderá costurar as peças à mão, se não possuir uma máquina de costura, ou se tiver bastante habilidade e principalmente paciência!

* Lápis Comum
* Fita Métrica
* Régua e esquadro
* Máquina de Costura
* Ferro de Passar (importantíssimo para assentar pregas e costuras - esteja com ele sempre por perto!)
*Alfinetes (prefira os com cabeça de vidro - são mais finos e não comprometem o tecido)
*Agulhas de mão de diversos tamanhos
*Tesoura para tecido(Invista em uma de boa qualidade e nunca corte papel ou outro material com esta tesoura, pois perderá o fio)
* Tesoura para papel
* Giz de alfaiate
* Colchetes de pressão bem pequenos, nº 7, ou velcro estreito (eu prefiro os colchetes, nunca me acertei com o velcro).
* Linhas de diversas cores (você acabará comprando de acordo com sua necessidade, mas sempre tenha pelo menos uma branca para alinhavar as peças)
* Bobinas para máquina de costura
* Imã para juntar alfinetes e agulhas

Com este material básico vocês conseguirão montar qualquer peça. Com o tempo, vale a pena também investir em alguns aviamentos para incrementar seus modelos:

* Fitas e Laços
* Rendas
* Passamanarias
* Rococós
* Rosinhas
* Missangas, Canutilhos, Pérolas e Pedrarias

Uma coisa legal é que a gente pode pirar na criação dos modelos das nossas Barbies: basta acrescentar detalhes, recortes, misturar cores e texturas de tecidos, bordados...isso valoriza qualquer tubinho e o transforma em visual de tapete vermelho!
Outra coisa que valoriza e complementa qualquer visual são os acessórios: cintos e luvas ficam incríveis e chapéus e bolsas deixam o visual bem alinhado.

Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário